sábado, 25 de agosto de 2012

Perfil do consumidor brasileiro


A mudança demográfica no Brasil e a recente conquista da estabilidade econômica trouxe a tona um novo perfil de consumidor. A população mais madura cresceu significativamente, o número de filhos por casal diminuiu, mulheres mais bem preparadas invadiram no mercado de trabalho, mais gente está morando sozinha, mais casais optam por não filhos, mais gente entrou para a Classe C. Consequentemente temos um novo público consumindo e novas necessidades que o mercado não está preparado, como, por exemplo, alimentos comercializados em menores porções para solteiros e famílias pequenas, atividades de lazer e culturais para casais sem filhos ou hotéis aptos a receber o público da terceira idade.

Aliás, e a sua loja ou confecção como tem se preparado? Como sabemos, segundo as teorias motivacionais de comportamento do consumidor, quanto mais dinheiro tem-se no bolso, mais apto e disposto se está a gastar com produtos considerados de segunda necessidade, como é o caso da moda.

Na edição de setembro da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN) foi publicada uma reportagem esplêndida sobre os perfis dos novos consumidores brasileiros. Ainda é um mercado em desenvolvimento, pronto para novos empreendedores.
quase metade da população brasileira faz parte da chamada classe C, que tem renda domiciliar entre R$1.115 e R$4.807, segundo dados da FGV. É um público que entra em massa no consumo de aulas de inglês, alimentos semiprontos e viagens. Além de uma busca cada vez maior para satisfazer desejos por tecnologia de ponta, roupas e acessórios que ofereçam status e serviços privados de saúde e educação de qualidade.




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