sábado, 6 de outubro de 2012

Informações sobre o Mundo e o Mercado de Trabalho

   Hoje em dia, sabemos que é muito importante se ter qualificação profissional, pois sem ela não é possível conseguir um bom emprego, e se manter nele. As empresas estão buscando profissionais com qualificação, pois as inovações tecnológicas estão crescendo a cada dia, e por isso quem não tem qualificação, não consegue ter um bom emprego.
   A capacitação profissional é vista para habilitar a pessoa à exercer certa função de sua área de conhecimentos. Dessa maneira é preciso que o profissional, tenha consciência de que deve estar com a capacitação necessária para exercer sua função. Nesse contexto, é preciso também que haja interesse por parte do profissional para que se mantenha empregado, pois não basta conseguir o emprego, mas também se manter no mercado por mais tempo.
   No atual mundo em que vivemos, a educação ocupa um lugar central no discurso a respeito do desenvolvimento. É vista como base para o crescimento econômico, através do incremento na produtividade competitiva que permite aproximar as diferenças mundiais.
   Além disso, forma cidadãos mais conscientes e produtivos, permitindo ao indivíduo inovar processos produtivos que facilitem a concorrência industrial a nível nacional e internacional. Certamente produzirá excedentes que levem a diminuir a distância entre pessoas pobres e ricas e entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
   Em 2008, o investimento público em educação foi de 4,7% em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), um crescimento de 0,2% em comparação com o ano anterior. Em valores, foi algo em torno de R$ 140 bilhões. Mas para especialistas e entidades do setor, o investimento precisa ser maior. A recomendação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por exemplo, é que o Brasil aplique 8% do PIB em educação. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário